Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG)
English      Português
Trilhos

Mostrar Trilhos:
Ordenar estes Trilhos por:

Percurso de Paradela
20.5 Kms 10 horas Elevada 21
O Percurso de Paradela tem início na Porta do Parque, em Paradela, terminando no mesmo local. É um trilho que privilegia a diversidade paisagística desta região do Parque. A albufeira de Paradela domina a paisagem, também marcada pelas extensas manchas de carvalhal, pelos vales e corgas formados pelos vários cursos de águas existentes e pelas aldeias rodeadas pelos prados de lima.
Percurso do Pé de Cabril
7 Kms 5 horas Média a Elevada 21
O Percurso do Pé de Cabril tem início na Portela de Leonte, junto à antiga casa do Guarda Florestal, e termina na aldeia de Campo do Gerês. Desenvolve-se em plena Serra do Gerês, ao longo de um velho trilho com cerca de 7 quilómetros.
Percurso do Vale da Teixeira
10 Kms 6 horas Média a Elevada 31

O Percurso do Vale da Teixeira desenvolve-se em plena Serra do Gerês, ao longo de um percurso com cerca de 10 quilómetros. Tem início num caminho florestal próximo da Pedra Bela, ligando a um velho trilho que nos orienta, entre os meandros da serra, até chegarmos ao soberbo vale da Teixeira para, depois de o percorrer, atingirmos a Portela da Presa e, por fim, Leonte, onde termina o percurso.

Percurso dos Bicos
18 Kms 10 horas Média a Elevada 27

O Percurso dos Bicos tem início na Porta do Parque, no Mezio, terminando no mesmo local. Tem cerca de 18 quilómetros, desenvolvendo-se ao longo de um caminho que nos orienta no sentido do Cabeço dos Bicos, um dos pontos mais altos da Serra do Soajo. Ao longo do percurso teremos oportunidade de conhecer as brandas de gado, com os seus abrigos e cortelhos, e admirar, de longe, o soberbo Vale do Rio Ramiscal, onde se preserva uma das mais importantes matas naturais do Parque Nacional (a Mata do Ramiscal).

Percurso dos Prados da Messe
11 Kms 8 horas Elevada 36
O Percurso dos Prados da Messe tem início na Portela de Leonte e termina em Albergaria. Desenvolve-se em plena Serra do Gerês, ao longo de um velho trilho com cerca de 11 quilómetros, percorrendo vários currais/prados de montanha.
Percurso dos Romeiros
10.5 Kms 8 horas Média a Elevada 30
O Percurso dos Romeiros tem início na Capela do Senhor da Boa Morte, na Inverneira da Ameijoeira (freguesia de Castro Laboreiro, concelho de Melgaço), e termina no Santuário da Senhora da Peneda, no lugar da Peneda (freguesia da Gavieira, concelho de Arcos de Valdevez).
É um percurso com aproximadamente 10,5 quilómetros que se desenvolvem entre o vale do Rio de Castro Laboreiro, conhecido pelo “Vale das Inverneiras”, e o vale do Rio Peneda, atravessando parte da Serra da Peneda.
Percurso Lamas de Mouro Peneda
11.5 Kms 8 horas Média a Elevada 24

O Percurso Lamas de Mouro - Peneda tem início na Porta do Parque em Lamas de Mouro e termina no Santuário da Senhora da Peneda (lugar da Peneda, freguesia da Gavieira). É um percurso com cerca de 11,5 quilómetros que se desenvolve ao longo do vale do Rio Mouro e na linha de cumeada que separa a freguesia de Castro Laboreiro da freguesia da Gavieira, já no concelho de Arcos de Valdevez. Apresenta condições para ser feito exclusivamente a pé. Recomendam-se cerca de 8 horas para percorrer todo o caminho e tomar contacto com os pontos de interesse que são sugeridos, desde o bucólico Vidoal nas margens do Rio Mouro, aos agrestes tojais nas imediações da Chã da Matança ou às brandas de gado da Gavieira.